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O que é "missão" para uma empresa?

A Missão é parte essencial do "pensamento estratégico".

Autor: Paulo VieiraFonte: Administradores.comTags: empresariais

• Definição de Missão

Missão é o propósito, é o motivo da existência de uma Organização. Trata-se de um propósito genérico, mas duradouro, que pretende vigorar por bastante tempo, ainda que possa ser mudado com o passar dos anos. Definir a missão e outros elementos da Identidade Organizacional é importante especialmente porque uma Organização tem diversos stakeholders (partes interessadas), que precisam conhecer e estar alinhados com o propósito da Organização, para saberem o que dela podem esperar.

• Exemplo de Missão

Missão do Mc Donald's: "Prover aos consumidores um valor superior em refeições fora de casa, oferecendo comida rápida, de baixo custo, de boa qualidade, em restaurantes limpos e adequados."


• Por que uma Missão?

A Missão é parte essencial do "pensamento estratégico". Uma boa "Declaração de Missão" leva em conta a visão do cliente, suas necessidades, a forma que se acredita ser a mais certa para fazer coisas. Deve ser curta, inspiradora e dar uma clara noção dos procedimentos e comportamentos esperados.

• Como fazer para definir a Missão de uma Organização?

Para definir sua Missão, a Organização deve se questionar sobre alguns pontos do tipo:

 

• De forma mais detalhada do que foi definido no 'core business', para quê a Organização existe e o que se propõe a fazer?

• Como, onde e quando a Organização pensa em realizar seu 'core business'?

• Qual o papel da Organização no mercado e na sociedade, isto é, como a Organização faz a diferença?

Na definição do "core business", evitamos o uso de advérbios e de verbos de ação, além de evitamos responder questões do tipo: "como fazemos?", "para quem fazemos?", "por que fazemos?", "onde fazemos?", questões estas que são respondidas na definição da missão. Veja a diferença entre 'core business' e 'missão' da Mercedes Benz (hipóteses): o "core business" seria o "transporte de pessoas e coisas" e a missão seria "transportar bem pessoas e coisas, de forma rápida, segura e confortável".

O "core business", a missão, a visão e os valores compõem a Identidade de uma organização. A Organização pode investir na comunicação expressa de sua Identidade Organizacional, especialmente aos seus colaboradores internos, mas essa "comunicação" é muito mais efetiva quando vivenciada na prática, por meios de ações e comportamentos que deixam transparecer essa Identidade. Essa necessidade de alinhamento interno e externo é tanto maior quanto mais inovador for o modelo de negócios da Organização.

No artigo anterior, falamos de "core business". Neste, falamos de "missão". Nos próximos artigos, trataremos de "visão" e "valores", fechando os quatro elementos da identidade organizacional.